Notícias

Galpões Frisomat são utilizados para canteiro de obra em Canaã dos Carajás - PA

Clique para ampliar

 

Projeto para canteiro de obras atendeu demanda de 700 funcionários em obra para unidade mineradora em Canaã dos Carajás, no Pará

 

Monte Mor, outubro de 2015 – A Frisomat, empresa belga instalada no Brasil que fornece galpões metálicos para diversos países, desenvolveu projeto inovador de oito Galpões Express para atender a demanda de canteiro de obras para 700 empregados do consórcio formado pelas empresas Montcalm/MIP, responsáveis pela montagem de equipamentos para unidade mineradora em Canaã dos Carajás, no Pará.

 

Os Galpões Express (um Omega e sete Delta+) totalizam três mil metros quadrados e estão sendo utilizados como refeitórios, sala de cinema e televisão, escritórios e almoxarifado no canteiro de obras. O maior diferencial deste projeto foi o fato de toda estrutura ter sido montada com mão de obra do próprio cliente, que mesmo sem familiaridade com o produto, precisou de apenas um técnicoda Frisomat para orientação. “O processo de instalação foi ainda mais desafiador porque os oito galpões precisavam ser montados em um tempo recorde utilizando uma mão de obra que não conhecia os galpões Frisomat. A experiência do nosso técnico foi fundamental para o sucesso da operação”, orgulhasse Benoît Somers, CEO da Frisomat no Brasil.

 

Clique para ampliar

“A ideia foi proporcionar instalações adequadas para suprir as necessidades dos funcionários e criar espaços de recreação, já que o local da obra é muito longe de qualquer movimentação da cidade”, destaca Paulo Simonsen, diretor de logística e suprimentos daMontcalm. Segundo ele, entre as vantagens ao adquirir os galpões, a possibilidade de desmontar e reutilizar as unidades em outro canteiro de obra foi o que mais chamou atenção.

    

“Temos um investimento inicial que é compensado com a reutilização dos galpões em outras obras. Caso adquiríssemos outro tipo de sistema, não teríamos a mesma qualidade e flexibilidade encontradas em um produtoFrisomat”, destaca Simonsen. Para ele, galpões convencionais ou até mesmo de madeira poderiam atender a demanda da empresa, mas não apresentam a durabilidade, qualidade e eficiência na produção e instalação dos desenvolvidos pela empresa belga.

 

Uma preocupação da Montcalm era com a questão térmica, tendo em vista as altas temperaturas registradas na região. Para proporcionar melhor conforto termo acústico e economia de energia elétrica, foi utilizado sistema de ventilação e isolação térmica para suprir esta necessidade.

 

Clique para ampliar

 

Canaã dos Carajás está localizada a 760 quilômetros de Belém, capital do Pará, e é uma área de difícil acesso. Diante disso, foi fundamental traçar um plano de entrega para que todas as peças estivessem no canteiro de obras dentro do prazo. “Nossa preocupação foi evitar atrasos na obra, por isso o processo logístico foi fundamental para o sucesso do projeto”, destaca Somers.

 

Diferentemente dos galpões convencionais que geram maior volume e maior custo logístico, os oitos Galpões Express foram transportados em apenas uma carreta, trazendo uma redução considerável no custo e ainda contribuindo com menos emissão de poluentes no ar, diminuindo assim, o impacto na camada de ozônio.

 

Clique para ampliar

 

 

Clique para ampliar

 

Esta é a segunda vez que a empresa belga fornece galpões para a Montcalm. A primeira foi ainda este ano com a produção de dois galpões de 800m² e 450m². A Frisomat ainda está cotando outros dois galpões, de 2.800 m² cada um, para a ampliação das instalações da Montcalm. “Diante da experiência positiva que tivemos com produtos da Frisomat, eu recomendo às outras empresas a utilização dos galpões Express”, finaliza o empresário.